Cordoeiros 30 [2016/2017]

Na parte baixa do bairro da Bica, a espreitar sorrateiramente o Tejo, está o nosso edifício dos Cordoeiros. Alto e antigo, o prédio exige agora um elevador que facilite a viagem pelos 10 simpáticos apartamentos e que nos deixe nas águas furtadas, sempre estendidas ao sol. A reabilitação abrange estruturalmente quase todo o edifício, revitalizando a Bica por dentro e dando um novo alento ao bairrismo que se sente em cada esquina, em cada café, em cada estendal.

PROJECTO DE REABILITAÇÃO

Pretende-se reter as características importantes do edifício e preservar o seu valor cultural e arquitectónico, ao mesmo tempo que se dota o mesmo das necessárias condições de habitabilidade. As fachadas irão sofrer obras de conservação. Propõe-se também a conservação, com recuperação dos elementos existentes, dos pavimentos, tectos e portas da área da caixa de escadas. Propõe-se ainda o revestimento a estuque pintado, executado sobre a marmorite existente, nas paredes da caixa de escadas. A cobertura será totalmente reabilitada, os caixilhos serão todos ser substituídos e iremos proceder à substituição integral da rede eléctrica, rede de distribuição de águas, rede de ited (telecomunicações) e rede de segurança contra incêndios. Serão ainda reabilitadas 4 frações no seu interior.

O edifício localiza-se na Rua dos Cordoeiros, no típico bairro histórico da Bica, visível a partir do miradouro de Santa Catarina. É constituído por piso térreo e seis pisos acima da cota de soleira, sendo um nas águas furtadas. Desenvolve-se à volta da caixa de escadas central, com duas frações por piso, e possuí 2 terraços nos últimos andares. 

 


DADOS TÉCNICOS

# Duração da obra: 12 meses (previsão)
# Comercialização: Primeiro trimestre 2017 (previsão)
# Ano do projecto: 2016/2017
# Empreitada: Civilsul

+ Info

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.