Calçada de São Vicente 68 [2016/2017]

No coração de Alfama, como quem não quer a coisa, ergue-se nas alturas um dos maiores edifícios do bairro. Complexo, pleno de história e estórias, este prédio chegou ao séc. XXI com o número surpreendente de 12 apartamentos, com diversas tipologias e distribuídos por dois corpos de géneses e épocas distintas. A reabilitação mantém todas as características e técnicas construtivas do edifício, devolvendo à cidade as vistas fabulosas deste alfacinha de gema.

APARTAMENTOS PARA VENDA

Há 3 apartamentos para venda. Por favor consulte: www.reabilita.pt/alfama


PROJECTO DE REABILITAÇÃO

As obras de reabilitação tiveram início a 26 de Abril de 2016 e estão quase a terminar. O objectivo da intervenção é reabilitar integralmente as zonas comuns do prédio, substituir as caixilharias instaladas nos vãos, reconstruir integralmente a cobertura e actualizar todas as infraestruturas. É objectivo da Reabilita que todas as alterações introduzidas respeitem os valores patrimoniais do edifício.

Edifício provavelmente da primeira metade do século XIX, aparentemente com três fases de construção até ao séc XX. Destacam-se elementos de influência da construção pombalina, como a gaiola, e vãos em cantaria de pedra de medidas padronizadas, nomeadamente no rés-do-chão. Conta com seis pisos acima da cota de soleira, incluindo sobreloja. A tipologia construtiva será hoje diferente da original, tendo em conta os processos de ampliação a que o edifício foi sujeito. Os usos têm-se mantido os mesmos.
O edifício pode considerar-se estruturalmente pouco adulterado, havendo áreas em que a construção de infra-estruturas de casas de banho e cozinha danificaram a estrutura existente. Também a entrada de água, maioritariamente através da cobertura, contribuiu para a degradação de alguns elementos estruturais dos pavimentos. Pode dizer-se, com excepção da cobertura, que a estrutura do edifício se encontrava em “Razoável” estado de conservação.


DADOS TÉCNICOS

# Duração da obra: 8 meses
# Vendas: A decorrer
# Ano do projecto: 2016/2017
# Empreitada: Flores e Gomes, Lda

+ Info

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.